sexta-feira, junho 05, 2009

Chegada


Hora da subida



Desembarcamos exatamente as 9h12. O caminho para o barracão aonde iríamos nos alojar é bem inclinado e de barro, fui logo recepcionada por um pequeno cão filhote, com muita alegria veio me cheirar como se já me conhecesse há muito. A primeira parada é na mercearia do presidente da comunidade, o senhor Almir.


A equipe se dividiu em duas: os que iam cozinhar e os que iriam ajudar na conclusão do sanitário seco iniciado na última visita dos pesquisadores a comunidade. O caminho até o barracão leva uns dez minutos, todo em chão de barro passando em frente às casas dos moradores, todas as casas são de madeira, algumas com varandas, bem pintadas e conservadas, outras completamente abandonadas, já que alguns de seus donos moram na cidade e em Julião.


O local tem luz elétrica através do Projeto Luz Para Todos do Governo Federal. Em contra partida os moradores não têm água encanada. Segundo informações da bióloga Veridiana cerca de 72 famílias residem em Julião. “Apesar desse número nunca vimos todas essas famílias”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário