sexta-feira, junho 05, 2009

Barracão e horto

Criatividade!

O terreno onde fica o barracão mede 20x50, e foi doado pelos moradores para o Projeto Plantas Medicinais, desenvolvido por Veridiana e financiado pelo CNPq por dois anos, tempo de duração do Projeto. O barracão é feito de madeira e coberto de telhas de barro, o dormitório é aberto, não tem paredes. A parte fechada do barracão é onde fica uma pequena dispensa onde são guardados equipamentos; pás, facões inchadas, cabos e fios e a cozinha onde contém geladeira, fogão, pia com água da chuva, bastante intensas nessa época do ano no Amazonas, a água é armazenada em uma caixa d'água de 1000 litros.


Lembro da expressão de susto e surpresa da Kamila me perguntando: “Nós vamos dormir nesse barracão aberto?” Mas depois encarou o desafio numa boa, acredito que até gostou.

Na lateral do barracão, ficam os canteiros de germinação das plantas medicinais e na frente o horto plantado pelos pesquisadores com ajuda dos moradores. São diversas plantas entre elas; terramicina, gergelim, andiroba, boldo, cumaru e muitas outras, muito utilizados pelos comunitários no tratamento de doenças comuns no local como a malária, diarréia e ferimentos. Com a chegada dos pesquisadores, começam a chegar os primeiros moradores movimentando o barracão.

Ao chegar no local a bióloga Kátia se dirige logo em direção do canteiro de germinação das sementes e mudas de plantas medicinais, plantadas nas últimas visitas feitas por eles. Os outros seguem em direção ao banheiro seco para concluirem o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário